PALESTRANTES

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes do nosso evento.

Dra. Márcia G. de Oliveira

A Professora Márcia G. de Oliveira leciona no Ifes desde 2016 e é doutora em Engenharia Elétrica, Mestre em Informática, Especialista em Gestão da EaD, Especialista em Informática na Educação, Cientista de Computação e Técnica em Informática. Atualmente coordena o projeto Corte de Lovelace e desenvolve pesquisas em Educação a Distância, Ensino de Programação e Tecnologias Educacionais.

Selmo José Bonatto

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). De 1997 a 2000, Chefe Seção de Informática - Campus de Cascavel, de 2004 a 2005, Chefe da Seção de Informática do HUOP, de 2006 a fevereiro de 2010 foi Diretor de Informática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, foi docente de Cursos de Graduação e Especialização na Unioeste e Univel, em disciplinas de Gestão de Sistemas de Informação e Administração. Atualmente, é Coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT da Unioeste, e trabalha no desenvolvimento do projeto Universidade 4.0.

Guilherme Klaws

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-Graduado em Economia e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação Getúlio Vargas. Formado em Coaching e PNL pelo Indesp  (Instituto de Desenvolvimento Pessoal do Espírito Santo). Como Jornalista já atuou nas emissoras: TV Vitória, TV Capixaba e TV Educativa/ES (onde é servidor do Estado há 30 anos). Durante 15 anos formatou, dirigiu e apresentou o Programa Oportunidades da TVE. Como Coach e Master em PNL desenvolve pessoas em suas habilidades e competências com atendimentos presenciais e online.

Morgana Portugal

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Graduada em Pedagogia com ênfase em Alfabetização pela Faculdade Padre Anchieta de Guarapari (2004). Especialização em Inclusão, especialização em Gestão Educacional: orientação e supervisão. Atuou como professora desde 1992 em Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, ministrou aulas no curso de Pedagogia. Atualmente atua pedagoga do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Guarapari. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Inclusão, Gestão Pedagógica e Educação Profissional e Tecnológica. É membro do Fórum de Gestão Pedagógica, da Câmara de Ensino Técnico e do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Érica Spadêto

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistema pelo Instituto Federal do Espírito Santo, cursando especialização em Informática para Educação (Ifes). Atuou na iniciativa privada durante nove anos como desenvolvedora de software e analista de sistemas. Desde 2007 dedica-se à educação profissional e tecnológica presencial e a distância. Atualmente, trabalha como Gerente de TI da Câmara Municipal de Domingos Martins (ES), Professora do CEET Vasco Coutinho e Designer Instrucional de treinamentos corporativos. Tem experiência com projetos educacionais na modalidade à distância, tendo colaborado como suporte técnico, designer instrucional, tutora e professora conteudista. 

Leonardo Carraretto

Jornalista graduado pela FAESA (2006), pós-graduação em gerenciamento de Projetos pelo IEL/FUCAPE. Atua há 20 anos no mercado de marketing e comunicação. Especialista em marketing, inovação e educação. É um dos embaixadores no Brasil da Singularity University, a principal referência de ensino sobre inovação na atualidade, onde também estudou. Desenvolveu uma carreira em torno da tecnologia, criando projetos e produtos inovadores em todo país. Já teve agência de propaganda e já atendeu Google, Itaú, Bradesco, afiliadas Globo, Governos e diversas grandes, médias e pequenas empresas brasileiras.

É fundador da WIS Educação, escola de inovação para mercados em disruptividade, que atua em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Vitória/ES e também da DOM School, empresa de gestão de ambientes digitais de aprendizagem, do Instituto Moda Viva e do RADAR, plataforma de comunicação para nova economia.